Ah, a TPM. Só de ouvir esse nome, já dá aquele aperto no coração, né? Irritabilidade, fome, cansaço¹: alguns dos sintomas mais comuns já foram decorados por nós. Ainda assim, ainda existem algumas dúvidas como: “a TPM causa sono?”. Pois, saiba que: sim! Ela pode ser a responsável pela aquela sonolência que bate forte nos dias que antecedem a menstruação.
Pois é, minha amiga, e a gente te explica tudo direitinho sobre se a TPM causa sono!
O que é TPM?
A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual, é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que acometem muitas mulheres na fase que antecede a menstruação. Esses sintomas podem variar de mulher para mulher, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Irritabilidade
- Mudanças de humor
- Inchaço
- Dor de cabeça
- Sensibilidade mamária
- Dores abdominais
- Fadiga
TPM causa sono?
Muitas vezes não associamos problemas recorrentes como distúrbios de sono² ao nosso período menstrual. Isso porque nem todo mundo sabe o quão drásticas podem ser as mudanças no corpo da mulher durante esse período. Voltando à questão, sim! O sono pode sim ser afetado pela avalanche que antecede o período menstrual²! E os homens achando que a gente gosta de fazer drama, né?
Em TPM’s severas, chamadas Síndrome Disfórica Pré-Menstrual, os distúrbios do sono são frequentes na sintomatologia, que é semelhante a da depressão (confira nosso post sobre: Depressão na TPM). Ela cessa poucos dias após o inicio do fluxo³. Na SDPM, é super comum os seguintes sintomas:
- distúrbios do sono;
- oscilações de humor mais intensas;
- descontrole emocional;
- desinteresse por atividades regulares;
- ansiedade acentuada;
- aumento do apetite³.
Os distúrbios de hipersonia e insônia são consideradas sintomas da síndrome disfórica³. Aquela sensação de esgotamento físico e mental, a famosa fadiga¹ que nos faz querer dormir mais é comum.
TPM causa sono: Dicas para combater a sonolência
Você não precisa encarar a sonolência da TPM como algo inevitável. Com algumas mudanças na rotina, é possível ter um sono melhor e enfrentar os dias com mais disposição:
Cuide da alimentação
Opte por alimentos ricos em vitaminas do complexo B, magnésio, e triptofano, que auxiliam na produção de serotonina. Reduza o consumo de cafeína e açúcares, principalmente à noite.
Mantenha uma rotina regular de sono
Vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a regular o ciclo circadiano, que é o “relógio interno” do corpo.
Crie um ritual relaxante para a noite
Tome um banho morno, leia um livro, pratique exercícios de respiração. Essas atividades ajudam a acalmar a mente e preparar o corpo para o sono.
Atividade física é sua amiga!
Exercícios físicos regulares melhoram a qualidade do sono e ajudam a combater a fadiga. Só evite treinos pesados perto da hora de dormir.
Já sabia que a TPM causa sono?
A TPM pode ser chata, mas saber como ela afeta o seu sono é o primeiro passo para enfrentá-la. Com as dicas que te demos, você poderá conquistar noites mais tranquilas e dias cheios de disposição, mesmo naqueles que antecedem.
Lembre-se: Fique atenta aos seus sintomas e se eles estão realmente associados ao seu período pré-menstrual. Caso sejam muito intensos e interfiram na sua vida pessoal e social, não hesite em procurar seu ginecologista! Um profissional é a melhor pessoa para fazer um diagnóstico e recomendações para o tratamento. 😉
Referências
- Silva CML, Gigante DM, Carret MLV, Fassa AG. Estudo populacional de síndrome pré-menstrual. Rev Saúde Pública. 2006; 40(1): 47-56.
- Pires MLN, Calil HM. Associação entre Transtorno Disfórico Pré-Menstrual e Transtornos Depressivos. Rev Bras Psiquiatr. 1999; 21(2).
- Valadares GC, Ferreira LV, Filho HC, Romano-Silva MA. Transtorno disfórico pré-menstrual, revisão – conceitos, história, epidemiologia e etiologia. Rev. Psiq. Clín. 2006; 33(3): 115.
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.