Síndrome do ovário policístico: Entenda sobre

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil. Ela é caracterizada por um aumento da produção de hormônios masculinos (androgênios) pelas glândulas suprarrenais e pelos ovários, o que pode causar uma série de sintomas, como irregularidade menstrual, acne, aumento de peso, queda de cabelo e infertilidade. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o resto do post!

O que é síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma desordem do sistema endócrino (responsável pela regulação hormonal). É caracterizada pelo aumento de volume e a presença de folículos e cistos nos ovários. Essa síndrome afeta cerca de 10% da população feminina. Atinge, normalmente, mulheres de 15 a 49 anos de idade¹.

Sintomas

Além dos ovários policísticos e dos distúrbios menstruais, ainda existem outros sintomas. A alteração hormonal, com predominância de hormônios masculinos¹, é responsável por desenvolver diversos sinais, como:

  • Irregularidade menstrual: as mulheres com SOP costumam ter ciclos menstruais irregulares ou ausentes.
  • Acne: a acne é um problema de pele comum na adolescência, mas pode persistir ou piorar nas mulheres com SOP.
  • Hirsutismo: o hirsutismo é o crescimento excessivo de pelos em áreas do corpo onde normalmente não crescem pelos, como o rosto, o peito, as costas e as coxas.
  • Obesidade: as mulheres com SOP têm maior probabilidade de serem obesas.
  • Queda de cabelo: a queda de cabelo pode ser um sintoma da SOP, mas também pode ser causada por outros fatores, como estresse ou deficiência de nutrientes.
  • Infertilidade: a SOP é uma das principais causas de infertilidade feminina.

Causas da SOP

A causa exata da síndrome do ovário policístico ainda não é conhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos podem incluir alterações em genes que controlam a produção de hormônios. Os fatores ambientais podem incluir exposição a toxinas, estresse e obesidade.

Como diagnosticar e tratar?

A SOP não é uma doença, e sim uma síndrome, um conjunto de sintomas e sinais. Sendo assim, nenhum sintoma isolado caracteriza a SOP². Para o diagnóstico, é preciso excluir possíveis causas para os distúrbios menstruais (principal sinal de sua presença)¹. Exames clínicos indicam se há ou não cistos e folículos nos ovários. Além disso também é necessário confirmar se existem hormônios e características masculinas no corpo da mulher².

Os exames laboratoriais podem incluir:

  • Teste de sangue para medir os níveis de hormônios, como testosterona, estradiol e hormônio luteinizante (LH).
  • Ultrassom transvaginal para avaliar os ovários.

O tratamento da síndrome do ovário policístico depende dos sintomas da mulher. Os objetivos do tratamento são:

  • Regularizar o ciclo menstrual.
  • Reduzir a produção de androgênios.
  • Melhorar a aparência da pele.
  • Perder peso.
  • Aumentar as chances de gravidez.

O tratamento da SOP pode incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida ou uma combinação dos dois.

Medicamentos para síndrome do ovário policístico

Os medicamentos utilizados para tratar a SOP incluem:

  • Anticoncepcionais hormonais: os anticoncepcionais hormonais podem ajudar a regular o ciclo menstrual e reduzir a produção de androgênios.
  • Metformina: a metformina é um medicamento utilizado para tratar o diabetes tipo 2, mas também pode ser eficaz no tratamento da SOP. Ela ajuda a reduzir os níveis de insulina e, consequentemente, os níveis de androgênios.
  • Inibidores da aromatase: os inibidores da aromatase são medicamentos utilizados para tratar o câncer de mama, mas também podem ser eficazes no tratamento da SOP. Eles ajudam a reduzir a produção de estrogênio, o que pode ajudar a reduzir os níveis de androgênios.

Mudanças no estilo de vida

As mudanças no estilo de vida que podem ajudar a melhorar os sintomas da SOP incluem:

  • Perda de peso: a perda de peso, mesmo que seja modesta, pode ajudar a regular o ciclo menstrual, reduzir a produção de androgênios e melhorar a aparência da pele.
  • Exercício regular: o exercício regular também pode ajudar a perder peso e melhorar a sensibilidade à insulina.
  • Dieta saudável: uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais, pode ajudar a perder peso e reduzir a inflamação.

Conseguiu entender mais sobre o assunto?

A SOP é uma condição crônica que pode causar uma série de sintomas, mas com o tratamento adequado é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida!

Referências:

  1. Silva RC, Pardini DP, Kater CE. Síndrome dos Ovários Policísticos, Síndrome Metabólica, Risco Cardiovascular e o Papel dos Agentes Sensibilizadores da Insulina. Arq Bras Endocrinol Metab. 2006 Abr; 50(2):281-90.
  2. Marcondes JAM, Barcellos CRG, Rocha MP. Dificuldades e armadilhas no diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos. Arq Bras Endocrinol Metab. 2011;55(1):6-15.

Deixe um comentário