Quando alguém tem muito líquido em seu corpo, pode ser perigoso. A retenção de líquidos é uma condição que acontece quando há muita água em seu corpo. Pode acontecer por causa de uma doença, lesão ou como um efeito colateral de medicamentos.
A retenção de água é diferente da retenção de fluidos. Com a retenção de água, seu corpo está retendo água devido a ferimentos, doenças ou certos medicamentos. Isso não significa que seu corpo esteja retendo gordura extra. Quando você tem muito líquido em seu corpo, pode causar inchaço, peso e inchaço.
Estes podem ser normais após uma cirurgia, mas é importante saber como reconhecer a diferença. Após a cirurgia, seu corpo precisa remover o excesso de fluidos e sal. Este processo é chamado de “desidratação”. Seu corpo fará isso armazenando o fluido que não pode processar. Este fluido pode se acumular em seu corpo, o que pode causar retenção de fluido.
Reconhecer os sintomas
Os seguintes sintomas são comuns para a retenção de líquidos:
- Inchaço nas extremidades, como mãos, pés, pernas e braços
- Inchaço do rosto ou das pálpebras
- Sensação pesada em suas pernas e pés
- Puffiness around your eyes or under the skin on your abdomen
- inchaço ou ganho de peso
- Sentindo-se quente o tempo todo
A fim de reconhecer a diferença entre retenção de líquidos e retenção de água, você também deve saber o que é normal após a cirurgia.
Após a cirurgia, você pode experimentar inchaço e inchaço. No entanto, isto se deve ao fato de que há muito fluido no corpo. Seu corpo removerá isto retendo os fluidos. Você não precisa se preocupar com a retenção de líquidos, a menos que dure mais do que algumas semanas. Se isto acontecer, entre em contato imediatamente com seu médico.
Desidratação e restrição de fluidos
Quando se trata de retenção de fluidos, é importante saber que a melhor maneira de tratar esta condição é administrando sua ingestão de fluidos. Quando você estiver desidratado, notará sintomas como boca seca e um corpo seco. Você deve sempre se certificar de que está bebendo líquidos suficientes, pois a desidratação pode levar à retenção de líquidos. É muito importante que você permaneça hidratado quando se trata de tratar esta condição.
A outra coisa que você precisa fazer é restringir os fluidos não essenciais. Fique longe de qualquer bebida que tenha cafeína, como chá ou refrigerante, pois eles podem causar desidratação. Também fique longe de cerveja e bebidas com alto teor de açúcar, como suco de frutas ou bebidas esportivas.
Outra dica para reduzir o inchaço é não ingerir alimentos ricos em sal, pois podem aumentar a quantidade de água em seu corpo e causar inchaço e inchaço. Para manter seu consumo de sal em um nível saudável, coma muitos vegetais como batatas, feijão verde e aipo, que têm baixo teor de sal.
Exercício regular
O exercício regular pode ajudar a reduzir os sintomas de retenção de líquidos. Se você não fizer exercício, seu corpo reterá água o tempo todo. Isto pode levar a problemas cardíacos e pressão sanguínea alta. O exercício reduz isso ao se livrar do excesso de fluidos em seu corpo.
Tenha uma boa noite de sono
Você pode estar se perguntando como poderia resolver este problema. Uma das formas mais importantes é conseguir dormir o suficiente. A privação do sono pode causar retenção de líquidos. Isto não significa que se você tiver uma noite de sono ruim, você tem a garantia de ter retenção de líquidos. Mas aumenta suas chances de ter retenção de fluidos devido à diminuição da circulação, o que retarda a remoção de fluidos do seu corpo. Se você não estiver dormindo o suficiente, tente investir em um novo colchão ou dormir com uma grande almofada sob sua cabeça e outra atrás de você para dar apoio adicional para suas costas.
Outra maneira de reduzir o inchaço é reduzindo a ingestão de álcool e o consumo de cafeína. O álcool e a cafeína podem levar à desidratação, o que piorará a retenção de líquidos.
Evite o excesso de sódio
Uma das maneiras mais fáceis de evitar a retenção de líquidos é reduzir sua ingestão de sódio. O sódio pode ser encontrado em muitos alimentos, e faz com que o corpo se agarre à água. Isto causa retenção de fluidos. Alimentos que têm muito sódio incluem: sopa enlatada, carnes processadas, batatas fritas, carne de almoço, jantares congelados, molho de soja e fast food como McDonalds ou KFC.
Dicas para reduzir a retenção de líquidos
Se você for fazer uma grande cirurgia, seu médico provavelmente lhe dirá para começar a se preparar, bebendo muitos líquidos e tomando comprimidos de sal. Isto porque seu corpo precisa remover o excesso de líquido e sal antes da cirurgia. Uma maneira de reduzir a retenção de líquidos após a cirurgia é beber muitos líquidos. Seu médico pode recomendar que você beba um litro ou dois de água por dia. A água potável pode ajudar a remover o excesso de líquido de seu corpo. Também é importante observar o que você come enquanto se recupera da cirurgia. Evitar alimentos salgados e alimentos ricos pode ajudar a diminuir a quantidade de fluidos que ficam retidos em seu corpo.
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.