Em alguns lugares do mundo, a menstruação ainda é tabu. Na Índia, por exemplo, cuja sociedade é patriarcal e extremamente machista, mitos associam a menstruação à impureza e a outras negatividades absurdas. Uma mulher menstruada não pode ir à cozinha, ao templo e nem mesmo sentar-se à mesa com os outros membros da família¹.
O tabu que assombra a sociedade indiana defende que as mulheres ficam impuras, sujas, doentes e amaldiçoadas durante o período menstrual. Mas, por que um acontecimento tão natural como a menstruação é visto com tanto preconceito em algumas partes do mundo?
Na Índia, a sociedade vê a mulher como um ser inferior ao homem. A sexualidade feminina, de forma geral, é um tabu para os indianos. Consequentemente, não há esclarecimento sobre os assuntos que dizem respeito à saúde da mulher. Então, as pessoas enxergam a menstruação de uma maneira muito negativa e culpam as mulheres por isso. O resultado é que as moças indianas sentem vergonha e acabam tendo que esconder a menstruação. Poucas delas compram absorventes e, quando compram, o fazem sem que alguém veja.
Como nós sabemos, a menstruação não é um problema e ela jamais deveria ser vista dessa forma. A menstruação é uma condição humana e representa a saúde da mulher em plenas condições. Ela é um indicativo de que o aparelho reprodutor feminino está funcionando corretamente, e que o corpo está pronto para gerar uma nova vida.
A partir da menarca – como é chamada a primeira menstruação – a menina passa a assumir novas responsabilidades com o seu corpo. Esse evento marca o amadurecimento não apenas físico, mas principalmente psicológico e emocional. Por isso, as associações que podemos fazer à menstruação são extremamente positivas.
Mesmo no Ocidente, onde a sexualidade feminina é debatida mais livremente, ainda há certos receios quando o assunto é menstruação. Para acabar com essa visão de que menstruar é sinônimo de vergonha, é necessário que se fale sobre isso com mais frequência. Na escola e no ambiente familiar, tanto meninas quanto meninos devem ser educados a compreender a menstruação como um evento natural do ser humano.
Se ainda não aprendemos, precisamos aprender a conviver harmonicamente com o ciclo menstrual, já que ele fará parte das nossas vidas até o fim da idade reprodutiva. A menstruação ocorre uma vez a cada mês, e, se não a tratarmos com naturalidade, tornaremos essa experiência muito mais incômoda do que ela realmente é.
Referências:
BBC News. ‘Me sentia suja’ – o tabu de menstruar na Índia. 2014 outubro 28. Disponível em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141028_menstruacao_india_lab
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.