A menstruação é um processo natural e importante para a saúde da mulher. No entanto, algumas alterações no fluxo e na cor do sangue podem gerar dúvidas e preocupações. Uma das queixas mais comuns é sobre a menstruação marrom escuro e pouco fluxo.
Apesar de ser algo bastante comum, a menstruação marrom escuro e pouco fluxo, também conhecida como “menstruação borra de café“, é sim uma disfunção hormonal e pode ser considerada um sangramento uterino anormal.
Neste guia completo, abordaremos as causas mais comuns dessa alteração, os sintomas associados, quando consultar um médico e dicas para lidar com a menstruação marrom escuro e pouco fluxo.
Causas da Menstruação Marrom Escuro e Pouco Fluxo:
Diversos fatores podem causar esse tipo de menstruação, inclusive alterações hormonais, principalmente as envolvendo estrogênio (que pode ser causada pelos anticoncepcionais), mas, confira alguns motivos:
- Fase inicial ou final da menstruação: No início e no final do ciclo menstrual, o fluxo costuma ser mais leve e a cor do sangue pode ser marrom escuro. Isso ocorre porque o sangue está mais velho e oxidado ao entrar em contato com o ar.
- Níveis hormonais: Alterações nos níveis de hormônios, como estrogênio e progesterona, podem influenciar na cor e no fluxo da menstruação. Isso pode acontecer durante a puberdade, menopausa, amamentação, uso de anticoncepcionais orais ou desequilíbrios hormonais
- Gravidez: A menstruação marrom escuro pode ser um sinal de gravidez, especialmente se acompanhada de outros sintomas como náuseas, fadiga e sensibilidade nos seios. É importante realizar um teste de gravidez para confirmar.
- Implantação: Em alguns casos, a menstruação marrom escuro pode ser um sinal de sangramento de implantação, que ocorre quando o óvulo fecundado se implanta no útero.
- Endometriose: A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero. Essa condição pode causar sangramento entre os períodos menstruais, incluindo sangramento marrom escuro.
- Miomas uterinos: Os miomas uterinos são tumores benignos que podem causar sangramento anormal, incluindo menstruação marrom escuro e fluxo leve.
- Pólipos uterinos: Os pólipos uterinos são pequenos crescimentos no revestimento do útero que podem causar sangramento entre os períodos menstruais, incluindo sangramento marrom escuro.
- Infecções uterinas: Infecções uterinas, como endometrite e vaginose bacteriana, podem causar sangramento anormal, incluindo menstruação marrom escuro e fluxo leve.
- Câncer de útero ou colo do útero: Em casos raros, a menstruação marrom escuro pode ser um sintoma de câncer de útero ou colo do útero.
Sintomas
Pouca perda de sangue e coloração escura são as características principais desse tipo de sangramento, além da semelhança com borra de café, como é amplamente caracterizado também. E, ao contrário do que se pensa, esse sangramento não é a própria menstruação, ok?
Outros sintomas associados:
- Cólicas menstruais
- Dor abdominal
- Fadiga
- Inchaço
- Dor nas costas
- Alterações de humor
- Irritabilidade
- Dor durante a relação sexual
Quando Consultar um Médico
O indicado é procurar auxílio de um especialista quando os sintomas não passem em 2 dias aproximadamente. O médico irá diagnosticar corretamente com base em exames físicos e ginecológicos e só depois disso irá indicar o tratamento corretor.
Dicas para Lidar com a Menstruação Marrom Escuro e Fluxo Leve:
- Use absorventes internos ou externos para absorver o sangue.
- Use roupas íntimas escuras para evitar manchas.
- Aplicar compressas mornas na região abdominal.
- Lave as mãos frequentemente para evitar infecções.
- Beba bastante água para se manter hidratada.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Manter uma dieta saudável.
- Descanse bastante.
Entendeu melhor sobre o assunto?
A menstruação marrom escuro e pouco fluxo é geralmente normal, especialmente se ocorrer no início ou final do ciclo menstrual. No entanto, se o sangramento for persistente, acompanhado de outros sintomas ou se você tiver dúvidas, consulte um médico para determinar a causa e receber o tratamento adequado!
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.