Normalmente, as pessoas associam a menstruação ao sangue vermelho, podendo ter até uma tonalidade rosada, dependendo de qual seja a sua concentração.
Contudo, não é incomum que as mulheres se deparem com uma cor diferente quando estão menstruadas: o marrom, que pode ser chamado de borra de café.
Sumário
Há mulheres que se assustam ao ver essa tonalidade no seu absorvente ou na calcinha, mas será que isso é motivo para algum alarme? É preciso se preocupar com a saúde ao ver a menstruação marrom?
Preparamos um material que vai explicar tudo sobre essa coloração e que vai responder a várias dúvidas.
Há vários diagnósticos possíveis
Existem diferentes diagnósticos para quando uma mulher está tendo menstruação marrom, como:
1. Gravidez
É comum que, no início da gestação, a mulher tenha um sangramento de cor marrom, o que pode indicar a famosa nidação. Este, por sua vez, é o processo durante o qual o óvulo fecundado fica grudado à parede do útero com a finalidade de se desenvolver.
Por isso, no caso de a mulher perceber a menstruação marrom, é importante considerar se existe a chance de uma gestação e procurar um médico para fazer a devida confirmação.
Cabe dizer que mesmo mulheres que já estão em meses avançados da gravidez podem apresentar o sangue amarronzado e, nesses casos, é necessário se consultar com um obstetra.
2. Endometriose
A endometriose é uma condição considerada bem comum, mas que gera problemas sérios para as mulheres, como cólicas intensas e dificuldade para engravidar.
Quando a mulher tem endometriose, o tecido que deveria ser eliminado durante a menstruação (as paredes do endométrio) acabam se renovando antes do esperado, gerando dor e podendo causar sangramentos.
Algumas mulheres que têm endometriose apresentam sangramento marrom, mas é claro que não é o bastante para determinar que elas são portadoras dessa condição.
Na realidade, é importante verificar se a menstruação marrom está acompanhada por outras coisas, como cólicas.
3. Menopausa
A menopausa é mais uma das possíveis justificativas para a menstruação marrom. Afinal, esse período causa grandes mudanças no organismo, que são explicadas pela baixa de hormônios.
Normalmente, as mulheres que entram na menopausa percebem que a sua menstruação está ficando mais fraca e a cor marrom pode surgir, sem que seja motivo para maiores preocupações.
Em muitos casos, a mulher na menopausa percebe que a sua menstruação, além de escassa, está sempre na tonalidade marrom. Contudo, isso não passa de um indício mais claro das mudanças hormonais.
Para saber se a menstruação marrom tem a ver com a menopausa, é necessário prestar atenção a outros sinais, como a idade superior a 45 anos, as mudanças de humor, mudanças na pele e redução de libido.
4. Síndrome dos Ovários Policísticos
Essa é outra condição bem comum nas mulheres, mas que causa sérios problemas para quem deseja engravidar, além de desencadear aumento de peso.
Chamada também de SOP, essa é uma síndrome na qual se tem cistos no ovário, com a tendência a eles se multiplicarem.
A sua principal causa é a disfunção hormonal e um dos sintomas possíveis é o aparecimento de menstruação marrom, que tem de ser sempre investigada pelo ginecologista para que se chegue a um diagnóstico.
5. Escapes
O escape é um tipo de perda de sangue que ocorre fora dos dias menstruais e que pode ser justificado por situações excepcionais, como o uso da pílula do dia seguinte.
Isso acontece somente porque a pílula do dia seguinte gera uma descarga hormonal muito forte no organismo. Assim, até mesmo o sangue mais antigo pode ser liberado nesses escapes, justificando essa menstruação marrom que assusta as mulheres.
É por causa disso que não se recomenda o uso constante dessa pílula: o ideal é que a mulher se proteja da gravidez por meio de anticoncepcionais, de uso de DIU ou até pelo preservativo.
Infelizmente, há muitas mulheres que consomem essa pílula todos os meses e isso, a curto prazo, gera um dano bem grande no sistema reprodutor.
Quando a menstruação marrom é normal?
Nem sempre a menstruação marrom é um problema: ela só é vista como algo a se verificar quando o ciclo inteiro, ou a sua maior parte, tem essa coloração.
Por outro lado, não costuma haver motivo para alarde quando a menstruação marrom aparece depois do sangue mais vermelho, no final do ciclo. Isso ocorre por causa das mudanças hormonais que vão acontecendo ao longo dos dias.
Portanto, a menstruação borra de café não é motivo para preocupação se ela aparecer ao final do ciclo e se, em poucos dias, ela sumir por completo.
Ginecologista é o médico mais indicado para avaliar a menstruação marrom
Durante as visitas de rotina ao ginecologista, é indicado que a mulher avise que está notando essa menstruação marrom. No entanto, se ela estiver acontecendo em períodos fora do esperado ou se houver incômodo adicional, é importante procurar o médico com rapidez.
Normalmente, o ginecologista começa fazendo perguntas para entender qual é a condição clínica do paciente, sendo normal que ele questione:
- Quando a menstruação marrom começou?
- Quando ela costuma aparecer?
- Ela aparece fora do período menstrual?
- Tem algum cheiro desagradável?
- Há cólica? Qual intensidade?
- Há inchaço abdominal?
Além dessa avaliação de histórico, o ginecologista tende a fazer um exame clínico no consultório mesmo em busca de infecções e outros problemas.
De acordo com os demais sintomas que a mulher apresentar, é possível que o ginecologista solicite alguns exames, como o ultrassom transvaginal ou mesmo o ultrassom do abdômen. Outra possibilidade é o exame de sangue com o objetivo de verificar os níveis hormonais.
Caso haja a possibilidade de a menstruação marrom significar gravidez, a recomendação é que a própria mulher faça um teste de farmácia, mas tomando determinados cuidados. O primeiro é que a urina precisa estar concentrada, ou seja, é preciso ficar 3h ou mais sem urinar.
Outra recomendação é que todas as indicações da embalagem do teste sejam respeitadas e, se ele der negativo, deve-se aguardar mais alguns dias para tentar novamente .
Quando a menstruação marrom pode indicar problemas mais sérios?
Os indícios de que essa menstruação marrom é causada por algum problema que precise de tratamento são os seguintes:
1. Aumento de peso sem razão
De forma geral, a mudança na menstruação, somada ao aumento de peso sem motivo, pode ser causada pelos ovários policísticos. Considerando que ele impede a gravidez, é importante procurar logo um ginecologista.
2. Cólicas
As cólicas, quando estão associadas à menstruação marrom, podem indicar diferentes tipos de problemas, desde a endometriose até disfunção de hormônios.
3. Mudanças na duração ou no fluxo
Quando a menstruação dura menos dias ou quando ela está mais fraca, apresentando a tonalidade marrom, é possível que seja gravidez. Assim, é preciso um acompanhamento detalhado.
4. Inchaço abdominal
Pode significar, principalmente, a SOP, mas também existe a chance de ser a endometriose.
Como é o tratamento da menstruação marrom
O tratamento prescrito para a mulher que apresenta menstruação marrom vai depender bastante do diagnóstico.
No caso da gravidez, o ginecologista vai indicar à mulher que procure um obstetra para que se dê início ao pré-natal.
No entanto, quando o problema é SOP, endometriose ou disfunção hormonal, o mais comum é que o ginecologista indique o controle por meio de anticoncepcionais. Inclusive, se a mulher tiver histórico de câncer, é preciso que isso seja informado ao ginecologista para que seja usado o anticoncepcional mais seguro.
É possível ainda que o médico indique medicações que possam aliviar os sintomas relacionados a essas condições, como antiespasmódicos para o combate das cólicas, além de analgésicos para dores de cabeça.
Quando o quadro afeta a saúde dos cabelos e da pele, causando oleosidade, pode ser recomendado o acompanhamento de um dermatologista também.
Com relação a SOP, é possível que haja necessidade de cirurgia para que os cistos sejam retirados, especialmente quando eles se multiplicam ou estão grandes demais.
Quando a mulher tem interesse em engravidar, a retirada de boa parte dos cistos é uma das primeiras etapas do tratamento, lembrando que também há medicações que podem ajudar na dissolução desses cistos.
Se a menstruação marrom é causada pela endometriose e o tratamento medicamentoso não gera efeito, a outra opção é a curetagem.
Normalmente, a curetagem é feita com anestesia epidural ou com raqui, que adormece apenas o tronco e as pernas, sem que a mulher durma durante o procedimento.
O médico pode usar um aspirador para retirar o tecido endometrial acumulado ou também se pode usar uma cureta, um instrumento cirúrgico, para que o tecido em excesso seja retirado.
De forma geral, a mulher se recupera muito bem depois da curetagem, precisando ficar poucas horas no hospital. No entanto, existe a chance de a curetagem precisar ser refeita se o tecido endometrial se formar de novo.
No entanto, cabe dizer que a curetagem é uma das últimas opções do ginecologista: normalmente, são tentados todos os outros tratamentos.
Esclareceu as suas dúvidas sobre a menstruação marrom? Saiba mais sobre a saúde feminina lendo os outros artigos do blog!
Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.