Você já teve diarreia na menstruação? Diarreia é um sintoma muito incômodo, e no período menstrual, então, não é nada legal, não é mesmo? Nas primeiras vezes que isso acontece, a gente pode até pensar que não há ligação direta entre esse sintoma e o ciclo menstrual, mas depois de ocorrer várias vezes é comum nos questionamos se há algo de errado em nossa menstruação e por que isso acontece.
Se esse é o seu caso, pode ficar tranquila: vamos juntas para entender melhor sobre a diarreia na menstruação! <3
Por que acontece a diarreia na menstruação?
A diarreia é um sintoma que, quando acontece durante a menstruação, pode estar associado à síntese da prostaglandina, uma substância que também é responsável por outro incômodo muito comum desse período: a cólica menstrual. Ambos os sintomas costumam acontecer nas mulheres no primeiro dia da menstruação. Outros fatores que podem estar causando esses incômodos são as alterações hormonais que ocorrem na menstruação, principalmente do estrógeno e da progesterona.
Principais causas da diarreia na menstruação
Existem diversos fatores que podem levar uma mulher a ter diarreia, entre eles problemas intestinais. Mas, em geral, a diarreia na menstruação costuma ser sintoma de algum distúrbio menstrual. Abaixo explicamos melhor sobre os dois principais motivos associados à menstruação:
Dismenorreia primária
A dismenorreia, também conhecida como menalgia, é um distúrbio ginecológico caracterizado por dores fortes na região do baixo-ventre (pé da barriga) que podem irradiar para as coxas e as costas (tanto na parte inferior quanto na superior). Além da cólica menstrual, que é o sintoma mais comum desse distúrbio, é possível que você apresente outros incômodos como náuseas, dor de cabeça, cansaço e, entre eles, a própria diarreia.
-> Confira nosso conteúdo sobre dismenorreia primária e secundária!
Tensão Pré-Menstrual (TPM)
Apesar de não acontecer exatamente durante a menstruação, a diarreia também é um dos indicadores de uma síndrome que afeta boa parte das mulheres: a tensão pré-menstrual, popularmente chamada de TPM. Em geral, o que ocorre é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que iniciam na semana anterior à menstruação e aliviam com o início do fluxo menstrual.
Além da diarreia, você deve observar outros indicativos, como: ansiedade, irritabilidade, agressividade, confusão mental, crises de choro, constipação intestinal, náuseas, entre outros.
Como lidar com a diarreia durante a menstruação
Se você está enfrentando diarreia durante seu período, aqui estão algumas dicas para ajudá-la a se sentir melhor:
- Beba bastante líquido: A desidratação é um risco comum quando se tem diarreia. Certifique-se de beber muita água e outros líquidos claros para repor os eletrólitos perdidos.
- Evite alimentos irritantes: Alguns alimentos podem agravar a diarreia. Tente evitar alimentos gordurosos, picantes, cafeína e álcool.
- Considere alimentos blandos: Opte por alimentos blandos e fáceis de digerir, como arroz, torradas, bananas e maçãs cozidas.
- Use medicamentos antidiarreicos: Se a diarreia estiver causando desconforto significativo, você pode considerar tomar medicamentos antidiarreicos. No entanto, é importante consultar um médico antes de usar qualquer medicamento.
- Pratique técnicas de relaxamento: O stress pode contribuir para a diarreia. Experimente técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou respiração profunda.
Conseguiu entender melhor sobre o assunto?
Viu só? Agora você já sabe o que pode estar causando a diarreia na menstruação. Mas fica o lembrete de que, se esse sintoma persistir por muito tempo, ou até mesmo se você notar outros sintomas que não são comuns no seu ciclo, é importante procurar o seu médico para que ele avalie melhor!
Referências:
- Biblioteca Virtual em Saúde, Cólicas Menstruais [Internet]. Ministério da Saúde, 2012. [Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/252_colicas_menstruais.html]
- Miszputen SJ, Obstipação intestinal na mulher. Moreira Jr. Editora, 2008. [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3856].
- Araújo LM, Silva JMN, Bastos WT, Ventura PL, Diminuição da dor em mulheres com dismenorreia primária, tratadas pelo método Pilates. Rev Dor. São Paulo, 2012. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rdor/v13n2/04.pdf]
- Silva CML, Gigante DP, Carret MLV, Fassa AG, Estudo populacional de síndrome pré-menstrual. Rev. Saúde Pública, 2006. [Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000100009]
- Muramatsu CH, Vieira OCS, Simões CC, Katayama DA, Nakagawa FH. Consequências da síndrome de tensão pré-menstrual na vida da mulher. Rev Esc Enferm USP, 2001. [Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342001000300002]
- Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.