Todo mês, meio sem motivo aparente nem aviso, bate um cansaço sem fim e a sensibilidade aflora: as coisas nos chateiam mais do que deveriam, não temos vontade de sair de casa e a rotina parece insuportável. Saiba que esses sentimentos podem ter uma causa bem específica: a tensão pré-menstrual (TPM).
A tensão pré-menstrual se trata, basicamente, de um conjunto de alterações físicas, do humor, cognitivas e comportamentais². Entre essas alterações, as mais comuns são:
- nervosismo ou depressão,
- cefaléia (dor de cabeça),
- alterações do hábito alimentar,
- edema,
- mastalgia (sensação de dor e aumento da sensibilidade nos seios), entre outros¹.
Por que temos depressão durante a TPM?
A depressão é causada por uma combinação de mudanças hormonais e de produção de substâncias específicas do nosso organismo. Durante o ciclo ovulatório, nossos hormônios ficam mega desregulados, o que causa as alterações de humor e também físicas, podendo gerar depressão¹.
Entre os principais vilões que nos deixam pra baixo durante a TPM, se destacam a deficiência de algumas vitaminas (por exemplo, a vitamina A e B6) e disfunções hormonais variadas envolvendo substâncias como serotonina, prostaglandina, angiotensina, vasopressina e algumas outras “inas”.¹
De forma geral, esses hormônios possuem uma relação com a química corporal, e a produção insuficiente ou exagerada de uma ou várias delas pode acabar nos deixando deprê durante o período menstrual. Afff! :\
Para aliviar a deprê e outros sintomas da TPM
Em casos mais severos, o indicado é procurar um médico, que irá realizar o tratamento adequado. Porém, caso os sintomas da TPM sejam mais brandos, algumas mudanças na rotina e no estilo de vida já podem ajudar (e muito!) a não deixar que a tensão pré-menstrual acabe com o seu bom humor e bem estar¹.
Dica 1: Pratique atividades físicas.
Se exercitar regularmente, especialmente com atividades aeróbicas, ajuda a manter corpo e mente saudáveis. 😉
Dica 2: Cuide da sua alimentação.
As principais recomendações dietéticas incluem consumo limitado de sal, açúcar refinado, cafeína, álcool e gordura. Aumente o consumo de carboidratos complexos, fibras e suplementação de cálcio e magnésio. Também dê preferência para alimentos que contenham as vitaminas B6, A e E, além de magnésio e cálcio¹.
Dica 3: Faça algo que você goste.
Nada melhor do que manter o foco nas coisas boas da vida! Reserve algum tempo e curta um momento fazendo alguma atividade que faça você se sentir mais leve e feliz: passeio no parque, cantarolar, ida ao cinema, pintar… Fica a critério do seu gosto! 😉
Nós mulheres sofremos com a TPM e as variações de humor que ela gera. Por isso, é importante lembrar que essas sensações passam e logo tudo fica bem. Respire fundo e: xô, deprê!
Referências:
- Melo NR, Giribela AHG, Giribela CRG, et al. Síndrome pré-menstrual [Internet]. RBM. [fonte]
- Valadares GC, Ferreira LV, Correa Filho H, et al. Transtorno disfórico pré-menstrual revisão – conceito, história, epidemiologia e etiologia [Internet]. Rev Psiq Clín. 2006. [fonte]
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.