Como tirar o coletor menstrual?

Os mais diversos métodos ecológicos, como o coletor menstrual, modificam a perspectiva da mulher sobre o seu fluxo menstrual. Isso acontece porque a utilização de produtos ecologicamente conscientes aproximam as mulheres da natureza do seu ciclo. ¹

O coletor menstrual, ou copo, como também é chamado, possui a durabilidade entre 5 a 10 anos, se for higienizado de maneira correta. Em um fluxo comum, pode ser utilizado de seis a doze horas sem causar alterações ao ph vaginal. ¹

No entanto, apesar dos inúmeros benefícios, você pode estar ainda no período de adaptação do coletor, ou seja, com dificuldades ou até mesmo receio de tirá-lo.

Esse tipo de situação é muito comum, algumas mulheres afirmam ter medo de “perder” o copo dentro do canal vaginal, mas calma! Isso não vai acontecer! Vou te falar aqui como tirar o coletor menstrual 🙂

De que forma retiro o coletor menstrual após o uso?

Cada corpo funciona de uma forma única, então é muito comum que algumas de nós demore um pouquinho para descobrir a melhor maneira de utilizar o coletor menstrual.

A dificuldade para retirar o coletor no período de adaptação é normal e para as mulheres que possuem o colo do útero mais alto pode ser ainda maior. Entretanto, se você está passando por isso, a primeira dica é: relaxe!

Isso porque quanto mais nervosa ficamos, mais comprimimos a musculatura vaginal, ocasionando na complicação da retirada do coletor.

O canal vaginal tem em média 8 centímetros, isso quer dizer que ele tem um fim, então não existe a possibilidade do copo se perder dentro da mulher.

Para facilitar, deixamos algumas dicas de como tirar o coletor menstrual de maneira simples, rápida e sem nenhuma dificuldade. 🙂

Dica de leitura: Onde fica o coletor menstrual?

1. Faça a higienização das mãos

Assim como na colocação, para retirar o seu coletor menstrual também é necessário higienizar bem as mãos, isso porque com as mãos limpas você evita qualquer tipo de contato de fungos ou bactérias em seu canal vaginal.

2. Defina uma posição

Pode ser durante o banho, sentada no vaso ou até mesmo em pé. Quem vai definir a melhor posição para a retirada do coletor é você.

Assim como a inserção do copo, é fundamental buscar por uma posição que te mantenha relaxada e lembrar que você pode trocá-la sempre que achar necessário. Outro fator importante, é ter em mente que nem sempre a retirada do coletor vai acontecer em casa.

Você pode precisar trocar o seu copo em algum ambiente profissional, como no trabalho, na casa de outras pessoas ou até mesmo na rua, em banheiros públicos. Por esse motivo, é importante não se prender a uma posição que você só conseguirá fazer em casa.

3. Nunca puxe a haste

A haste do coletor serve apenas para nos direcionar até a base dele, entretanto, não podemos puxá-lo por meio dela.

Se você puxar o coletor pela haste vai sentir dor, e além disso criará uma bagunça, pois o corpo não será apoiado e nem controlado na retirada, fazendo com que a sujeira escape.

4. Retire o coletor pela base

Você deve apertar a base de maneira leve, retirando o vácuo existente no coletor com delicadeza.

Para auxiliar na liberação do vácuo, você pode tentar a posição agachada, com as pernas abertas, joelhos dobrados e o bumbum sobre o calcanhar. Esta posição favorece a retirada, pois empurra o coletor para baixo.

Contraia os músculos da mesma forma de quando vai urinar. Por intermédio dessa ação, o coletor será lançado para baixo.

Assim que alcançar a base, segure-a entre os dedos e relaxe os músculos vaginais, pois se continuar a contrair o vácuo pode ficar mais forte. Tente chegar o mais próximo possível da borda do coletor e empurre de maneira oposta a parede vaginal.

Aperte o coletor para liberar a sucção. Neste momento o coletor já terá se dobrado, e será a hora de puxá-lo para baixo. À medida em que você for puxando-o para fora, tente ir balançando o copo de um lado para o outro.

Essa técnica pode não ser necessária, mas tende a auxiliar se o processo estiver difícil de ser concluído, ou seja, se o coletor estiver demorando a sair.

5. Higienize o coletor

Antes de pensar em colocá-lo novamente, lembre-se que sempre que retirá-lo deverá fazer a higienização, que consiste no descarte do sangue que ficou armazenado no copo e a lavagem dele.

Mulher lavando o coletor menstrual na torneira

Caso esteja em casa, não hesite em fazer a higiene com água e sabão. No entanto, se estiver em um lugar atípico, como banheiros públicos, limpe o coletor com papel higiênico ou lave com o auxílio de uma garrafinha de água.

Entretanto, não se esqueça de fazer a higienização correta com água e sabão neutro na próxima troca. 😉

Dicas para retirar o coletor menstrual sem sufoco

É fundamental destacar que mesmo por meio de dicas e técnicas, algumas pessoas encontram dificuldades no início, por possuírem um canal vaginal mais sensível.

Cada mulher encontrará a dobradura diferente para inserir, a posição perfeita para retirar, a necessidade ou não de se guiar pela haste. Esse é um aspecto fundamental sobre a utilização do coletor menstrual: é um processo de descoberta e percepção do próprio corpo.²

A principal dica é fazer com que a borda do copo se dobre e o coletor saia no mesmo formato em que foi colocado. Você pode iniciar a retirada normalmente com a base do copo pressionada entre os dedos.

Entretanto, quando a base estiver com cerca de 1 cm para o lado de fora, tente dobrá-lo em formato de C. Essa dobra fará com o que o coletor saia de maneira mais simples e rápida.

Atenção! Se você não conseguir alcançar a haste do coletor, não entre em pânico! Isso pode ser comum no período da manhã, isso porque durante a noite o coletor pode ficar em uma posição mais alta. Neste caso, espera cerca de meia hora para que ele abaixe naturalmente.

Agora você já sabe como retirar o seu coletor e pode utilizá-lo de maneira mais segura e tranquila. Com o tempo, você estará dominando a arte de inserir e retirar o copo. 😉


Referências

  1. ERNANDES, Camila Carvalho: “A queda de tabus sobre menstruação e práticas sustentáveis”. 2018 [Internet]. [Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/4529/1/A%20quebra%20de%20tabus%20sobre%20menstrua%C3%A7%C3%A3o%20e%20pr%C3%A1ticas%20sustent%C3%A1veis%20.pdf]

Deixe um comentário