Se tem uma coisa que frustra bastante as mulheres é quando a sua menstruação vem e muda os planos relacionados ao lazer.
Qual mulher nunca ficou triste porque pretendia ir à praia ou à piscina e precisou cancelar tudo porque a sua menstruação desceu? Sem dúvida, esse é um dos momentos mais temidos quando se planeja uma viagem.
No entanto, o que nem todo mundo imagina é que existe uma tecnologia que permita que essas mulheres possam se divertir sem nem se preocupar se a menstruação vai descer ou não.
Trata-se do biquini menstrual, que ainda é desconhecido por boa parte das mulheres. Isso é bastante negativo, já que as mulheres que conhecem essa peça podem fazer diversas atividades sem restrições.
Se você também quer mais liberdade para se divertir durante a sua menstruação, conheça mais sobre o biquíni menstrual lendo este artigo!
Por que a menstruação é vista como um impedimento?
De maneira geral, o que faz com que as mulheres não costumem ir à praia ou entrar na piscina durante a menstruação é o medo de vazamentos.
É claro que, usando um biquíni convencional, seria impossível colocar um absorvente externo. Dessa forma, criou-se o absorvente interno, que tem a finalidade de deixar as mulheres mais livres durante seu período menstrual.
Contudo, a verdade é que nem toda mulher gosta de usar absorvente interno e é nesse contexto que o biquíni menstrual aparece como uma solução.
Como esse biquíni funciona
O biquini menstrual nada mais é do que um biquíni, mas que tem o seu fundo mais largo e revestido com um tecido altamente absorvente.
Para entender como esse biquíni funciona, é só pensar na calcinha absorvente, que já tem muitas usuárias por aí.
Da mesma forma que acontece com essas calcinhas, a ideia é que o biquíni menstrual também consiga reter o sangue, sem deixar que ele vaze e permitindo que as mulheres possam fazer atividades aquáticas.
Para que o biquíni menstrual realmente consiga reter todo o sangue, é comum que as confecções usem mais de uma camada de tecido absorvente. Inclusive, mais de um material pode ser usado a fim de potencializar a eficiência desse biquíni.
Cabe dizer que nem sempre a mulher que usa o biquíni menstrual quer entrar na água: por vezes, ela quer somente tomar sol e ter a liberdade de usar um biquíni na praia.
Caráter anatômico do biquíni menstrual ajuda a não permitir escapes
Além do fato de o biquini menstrual ter um tecido absorvente, existe outra característica que faz com que os vazamentos não aconteçam: o fato de ele ser anatômico.
Isso significa que as laterais do biquíni menstrual ficam perfeitamente encaixadas no corpo, sem dar abertura para que o sangue passe.
É quase como se o biquíni menstrual ficasse “grudado”, mas tudo sem machucar a pele e sem causar nenhum tipo de incômodo. De fato, a mulher acaba nem se lembrando de que está com um biquíni menstrual.
Por que usar o biquíni menstrual?
Para quem já ouviu falar desse biquíni, mas ainda está relutante sobre comprar ou não, aqui estão alguns dos benefícios de se usá-lo:
1. Liberdade
É impossível falar sobre o biquíni menstrual sem ressaltar que ele deixa a mulher livre para aproveitar o quanto quiser e sem se preocupar com o período do mês.
Chega de ficar calculando quando será a menstruação antes de programar aquela viagem para a praia. Chega de deixar de ir à piscina porque a menstruação adiantou e mudou os planos.
Tendo um biquíni menstrual, é possível fazer todas essas atividades em qualquer período do mês, sem se privar.
2. Alta tecnologia
O biquíni menstrual é confeccionado com tecidos especiais para que a menstruação seja absorvida sem vazamentos. Inclusive, essa tecnologia garante que a região íntima se mantenha seca por mais tempo.
Com isso, o nível de conforto é mais alto, sem contar que estar seca garante menos riscos de desenvolvimento de infecções.
3. Modelos bonitos
Quem acha que os biquínis absorventes não são bonitos se engana bastante, considerando que eles são sim bastante atraentes. Na realidade, eles podem ser tão lindos quanto qualquer biquíni convencional.
Inclusive, uma preocupação das mulheres que conhecem o biquíni menstrual é que as outras pessoas saibam do que se trata.
Justamente por ele ser bonito e ter uma modelagem bem parecida à dos biquinis comuns é que esse risco não existe. A única diferença é que ele tem uma largura maior, mas não parece um biquíni diferente dos demais.
4. É lavável
O biquíni menstrual pode ser lavado depois do passeio e armazenado para o próximo mês sem qualquer risco.
A única coisa necessária é que se faça uma higienização completa antes de guardar esse biquini. Fazendo isso, ele se torna bastante durável e, claro, um ótimo investimento.
Sem dúvida, compensa muito mais investir em comprar um biquíni menstrual do que ficar comprando embalagens de absorventes internos todos os meses.
5. Muito confortável
Não é exagero dizer que muitas mulheres nem mesmo lembram que estão com um biquíni menstrual, o que acontece pelo fato de ele ser altamente confortável.
Como mencionado anteriormente, ele é anatômico, ficando completamente adequado ao corpo de cada mulher. Além disso, ele permite que se faça qualquer movimento, tudo sem o medo de o sangue vazar.
6. Não causa alergia
Justamente pelo fato de a região íntima ser muito sensível a irritações, o biquíni menstrual costuma ser confeccionado com tecido antialérgico.
Desse modo, mesmo as mulheres com a pele mais sensível podem usar esse biquíni menstrual e ter o mesmo conforto que as demais.
7. Qualidade de vida
Quantas experiências positivas as mulheres acabam deixando de lado quando ficam limitadas pela menstruação? E quantas ficaram constrangidas em algum momento porque estavam fazendo alguma atividade de lazer e houve um vazamento de sangue?
Sem dúvida, várias mulheres e isso é algo desanimador para elas e o biquíni menstrual consegue devolver a sua qualidade de vida.
Afinal, elas podem voltar a se divertir quando elas quiserem, tendo a chance de aproveitar todas as chances de lazer que aparecerem.
Além disso, o biquíni menstrual consegue fazer com que a mulher tenha mais confiança porque saberá que o sangue da sua menstruação não vai vazar.
O que se encontra em um biquini menstrual?
De forma geral, esse acessório é feito por meio da combinação de três tipos diferentes de tecidos, tais como:
1. Absorvente
É claro que esse é um dos principais tecidos para que o biquíni menstrual seja feito. Isso porque é preciso que o sangue da menstruação seja absorvido a fim de que não ocorram vazamentos.
Também é imprescindível que o sangue seja absorvido porque isso vai evitar que a mulher fique incomodada por causa da umidade.
2. Antimicrobacteriano
Esse é o tecido responsável por evitar que ocorra algum odor desagradável por causa do sangue. Além disso, essa camada do biquíni menstrual tem a finalidade de evitar que haja uma infecção por causa de bactérias diversas.
Vale dizer que, além das bactérias, esse tecido antimicrobacteriano também serve para que os fungos sejam mantidos longe da área íntima.
3. Impermeável
É por causa desse tecido que as mulheres podem usar o biquíni menstrual embaixo da água sem qualquer problema.
Inclusive, esse tecido impermeável não deixa que a água molhe a área onde o sangue fica “guardado” e, como consequência, não se tem o perigo de vazamentos.
Deve-se ficar atento à troca do biquíni menstrual
É claro que ficar muitas horas com o mesmo biquíni menstrual é muito perigoso porque, apesar da tecnologia contra as bactérias, existe o risco de se desenvolver diferentes infecções.
O ideal é que se verifique o que cada fabricante indica com relação ao tempo de troca. Contudo, o mais comum é que as mulheres precisem fazer a substituição do biquíni menstrual depois de 7 horas.
Vale dizer que esse período pode ser mais curto caso a mulher tenha um fluxo mais intenso. Se for assim, será preciso que a mulher troque esse biquíni menstrual depois de menos horas.
Para a mulher que vai fazer uma viagem e quer poder sempre estar na piscina ou na praia, é interessante que compre mais de um biquíni menstrual para que um substitua o outro.
Como higienizar os biquinis menstruais
Os biquínis menstruais precisam ser sempre bem higienizados para que não se tenha a proliferação de micro-organismos perigosos.
A recomendação é que o biquíni menstrual seja lavado na máquina como as demais roupas, mas é preciso que se use o ciclo delicado.
Quem quiser também pode lavar esse biquíni manualmente, recomendando-se que se use o sabão de coco ou o sabão neutro.
Há mulheres que decidem fazer a higienização dos biquinis menstruais usando água quente e isso é mesmo válido, mas é importante dizer que isso não substitui a lavagem.
Para não comprometer o biquíni menstrual, a dica é que se verifique quais são as orientações que o próprio fabricante fornece sobre a lavagem da peça.
Gostou de saber mais do biquíni menstrual? Então, compartilhe este texto com suas amigas!
Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.