Colposcopia é um exame realizado por um ginecologista que tem como objetivo visualizar o colo do útero da mulher, feito através de um aparelho chamado colposcópio².
Apesar de ser pouco conhecida, a colposcopia é muito importante. É um exame que avalia a saúde do colo do útero, podendo indicar o câncer do colo do útero – e até a presença de DSTs¹.
Para que serve?
É um teste fundamental para detectar a presença de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como o HPV, e até evitar o desenvolvimento do câncer de colo do útero, que afeta milhares de mulheres¹.
Qual a periodicidade?
Geralmente, é feita como complemento de outros exames, como o Papanicolau², que deve ser anual. Consulte seu ginecologista sobre a necessidade do exame.
Por que é tão importante?
Alguns problemas de saúde não apresentam sinais clínicos (visíveis). Isso acontece com o câncer de colo do útero², por exemplo. O exame de colposcopia é um grande aliado para identificar problemas ainda precoces, contribuindo para o tratamento.
Pequenas lesões que viram grandes problemas
O câncer de colo de útero (ou câncer cervical) é uma doença de evolução lenta e que tem fases pré-invasivas² (não apresentam sintomas físicos), com o surgimento de lesões que inicialmente não são tumores – neoplasias intra-epiteliais cervicais (NIC)².
Por isso, há grandes chances de cura quando tratada ainda na sua fase “pré-câncer”, logo que surgem as lesões².
Como é feita a colposcopia
A colposcopia é realizada com um aparelho chamado colposcópio, que permite visualizar o colo uterino, sob luz brilhante, com aumento de 10 a 40 vezes². Durante o exame:
- a mulher fica deitada em posição ginecológica²;
- o ginecologista utiliza o colposcópio para identificar se existem lesões no colo do útero².
Além disso, o ginecologista ainda pode aplicar algumas substâncias na região do colo e, com base na reação do tecido, identificar outras lesões. É ainda possível fazer uma biópsia do tecido do colo do útero.
Referências:
- Neto AR, Ribalta JCL, Focchi J, Baracat EC. Avaliação dos Métodos Empregados no Programa Nacional de Combate ao Câncer do Colo Uterino do Ministério da Saúde. RBGO. 2001;23(4):209-216.
- Stival CO, Lazzarotto M, Rodrigues YB, Vargas VRA. Avaliação Comparativa da Citopatologia Positiva, Colposcopia e Histopatologia: Destacando a Citopatologia como Método de Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. RBAC. 2015;37(4):215-218.
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.