Uma dúvida muito comum entre as meninas virgens é se elas podem utilizar o coletor menstrual. Por ter ganhado muita visibilidade nos últimos anos, o produto acabou se tornando uma escolha mais econômica e um jeito de promover o autoconhecimento feminino¹.
Por causa disso, as novas gerações de mulheres têm discutido sobre o assunto com certa frequência¹ e já que é um produto desenvolvido de mulheres para mulheres, nenhuma de nós poderia ficar de fora, não é mesmo?
Para esclarecer essa dúvida, se o coletor menstrual também pode ser usado por meninas virgens, nós fizemos esse texto incrível contendo tudo o que você precisa saber! Vamos entender mais juntas? <3
O que é o coletor menstrual
O coletor menstrual não é nenhum bicho-de-sete-cabeças! Ele é apenas um pequeno copo feito de silicone, como se fosse uma mini taça e uma haste, para coletar o sangue menstrual². O famoso “copinho” deve ser higienizado e colocado na vagina dobrado ao meio para facilitar a sua introdução.
Ao retirar da região, o sangue pode ser despejado em um vaso sanitário e, depois disso, limpo com água corrente e sabão neutro para higienizar o objeto². A dica é guardar em um recipiente limpo e não exposto diretamente ao sol² já que este é um produto que vai estar dentro da nossa região íntima para não contaminar com nenhuma bactéria!
Afinal, meninas virgens podem usar o coletor menstrual?
Pode sim! Assim como o absorvente interno, o coletor menstrual pode ser usado por meninas que nunca tiveram qualquer tipo de relação sexual². Contudo, como o “copinho” tem um diâmetro maior, pode ser um pouco desconfortável para mulheres cujo hímen ainda não tenha sido irrompido².
Desse jeito, a dica é, seja no uso do coletor ou do absorvente interno, selecionar os produtos com o menor tamanho disponível no mercado para não causar desconforto quando for colocar ou retirar da região íntima².
Outro ponto que vale informar é que não existe contraindicação para o uso do coletor menstrual e também é muito importante saber manipular a vagina na hora de usar qualquer produto íntimo² (mas também é muito válido se conhecer, não é mesmo?)
Referências:
- 1 – Dias VCPL, Dias MRA. Coletor menstrual: uma análise a luz do metaprojeto. DOI: 10.5151/cid2017-16. [Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Regina_Dias/publication/325138359_Coletor_menstrual_uma_analise_a_luz_do_metaprojeto/links/5b1455cc4585150a0a668ca3/Coletor-menstrual-uma-analise-a-luz-do-metaprojeto.pdf].
- 2 – Maron CSO. Você usaria coletor menstrual. iSaúdeBahia. [Disponível em: http://www7.bahiana.edu.br/jspui/bitstream/bahiana/213/1/Voc%C3%AA%20usaria%20coletor%20menstrual.pdf]
- 3 – Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.