É possível engravidar menstruada?

Todas nós temos uma relação “entre tapas e beijos” com a menstruação. De mês em mês ela nos faz uma visitinha, que pode trazer junto alguns incômodos. Mas é com a sua presença (ou a falta dela, para quem está tentando engravidar) que ficamos aliviadas em saber que tudo segue como esperado.

Em meio a essa rotina e os cuidados de anticoncepção, é natural que dúvidas surjam. E essa é recorrente: é possível engravidar menstruada? A resposta é: praticamente não há chances. O que acontece é que, no período de menstruação, o óvulo não fecundado é eliminado e o endométrio descama, sendo assim, não há condições para a fecundação1,2. Entenda por quê!

O que acontece durante a menstruação

Proponho pensarmos assim: para a gravidez acontecer, a mulher precisa estar no período fértil, que é a fase do ciclo menstrual em que há maior probabilidade de engravidar. Nessa etapa, há liberação de um óvulo por um dos ovários, que pode ser fecundado por um espermatozoide caso haja relações sexuais nesse período¹.

Se acontecer a fecundação, o útero se prepara para receber o ovo recém-fecundado, para que ele possa ali se fixar e se desenvolver. Inclusive, por isso, não há menstruação durante a gravidez¹!

caso não aconteça a fecundação, o óvulo é eliminado e o endométrio (uma camada de tecido que reveste o nosso útero) se descama para se renovar, marcando o início de um novo ciclo. E, assim, nós menstruamos: é justamente a descamação do endométrio e a eliminação do óvulo não fecundado que chamamos de fluxo menstrual1,2.

Ou seja, no período em que estamos menstruadas, o útero não está em condições propícias para ocorrer uma fecundação! Porém, é sempre bom saber quando ocorre nosso período fértil, não é?

Quando é o meu período fértil?

A resposta varia de mulher para mulher. Mas algumas mudanças acontecem e você pode observar isso para identificar o seu período.

No período fértil, a mulher produz o chamado muco cervical. Esse muco é liberado em quantidade maiores, então a sensação de umidade e lubrificação na vulva aumentam³. Também podem ocorrer dores pélvicas e sensação de inchaço¹.

Outra maneira de saber é a famosa tabelinha, que nada mais é do que o cálculo do período fértil da mulher. Para isso, é preciso uma análise do seu padrão menstrual durante o tempo de 6 a 12 meses. O indicado aqui é ter orientação médica, para realizar corretamente os registros dos seus períodos³ e, posteriormente, o cálculo.

Você pode saber mais a fundo sobre esse período em Como saber meu período fértil?

Esperamos ter te ajudado! Sempre que surgir alguma dúvida, conte com a gente aqui no site, em que damos várias dicas. Se as dúvidas persistirem ou sintomas aparecerem, lembre: você deve procurar um médico. Ele vai te dar toda orientação necessária! ❤️

 


Referências:

  • 1 – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Agenda da Mulher [Internet]. Editora do Ministério da Saúde. 2006. [fonte].
  • 2 – Bouzas IB, Braga CB, Leão LL. Ciclo Menstrual na Adolescência [Internet]. Rev Adolescência & Saúde. 2010. [fonte].
  • 3 – Ministério da Saúde. Assistência em Planejamento Familiar – Manual Técnico [Internet] Biblioteca Virtual em Saúde. 2002. [fonte].
  • 4 – Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008

Deixe um comentário