Menstruação Saudável: Tire suas dúvidas

O ciclo menstrual consiste no período de tempo entre uma menstruação e outra¹ e é resultado de um processo complexo que está diretamente ligado à fertilidade da mulher².

O responsável por regular o ciclo menstrual é o sistema endócrino, que é formado por um conjunto de glândulas que produzem e secretam hormônios. Entre essas glândulas podemos citar o hipotálamo, a hipófise e os ovários, além do útero¹. Quando os óvulos não são fecundados, ocorre, então, a menstruação, que é a renovação do ciclo².

Qual é a duração normal da menstruação?

Um ciclo menstrual na adolescência dura cerca de 21 a 35 dias. Já o fluxo ou sangramento menstrual normalmente possui duração média de dois a seis dias¹, podendo ter variações conforme o organismo de cada uma.

Como saber se a quantidade de sangue perdida é normal?

A cada ciclo menstrual, a perda média de sangue é de 30 a 80 ml¹. Como é difícil mensurar o fluxo menstrual e convertê-los em números, o indicado é que fiquemos atentas às variações, que podem indicar anormalidades no organismo¹ — nesse caso, o melhor é buscar orientação médica.

Quais devem ser as características do sangue?

  • Cor: Desde os primeiros dias da menstruação até os últimos momentos dela, sua coloração tende a variar: desde o vermelho-vivo até o marrom escuro³. Então, se a tonalidade da sua menstruação não for a mesma sempre, não tem nada com que se preocupar, é algo completamente natural!
  • Fluxo: A quantidade de sangue também pode variar bastante. Normalmente tende a ser mais intensa do primeiro ao terceiro dia, e depois vai diminuindo gradualmente — podendo durar de cinco a oito dias. Outra característica do fluxo menstrual é sua textura, que como tudo no ciclo, varia. O fluxo pode ser fino, líquido e/ou conter coágulos³.

E se houver alterações na menstruação?

Nos primeiros dois anos após a primeira menstruação é comum o ciclo menstrual ser irregular, não ter dia certo para o ciclo vir e até falhar. Então, se esse for o seu caso, fique tranquila! Pois é uma situação corriqueira. Além disso, emoções fortes ou acontecimentos marcantes, que mexem com qualquer mulher, podem influenciar muito sua menstruação³.

Porém, independente das situações citadas, o aconselhado é sempre marcar uma consulta com seu ginecologista para verificar e diagnosticar o que realmente está acontecendo. Combinado?


Referências:

  1. Beznos GW. Distúrbios menstruais. Ped Mod. Ago 2002.
  2. Sampaio, HAC. Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual. Rev. Nutr. 2002. [fonte]
  3. Secretaria de Estado de Saúde. Menstruação: um acontecimento natural da vida. [fonte]

Deixe um comentário